enfoc_carpina Teve início na segunda-feira (24), a mística de abertura e acolhimento dos 111 educandos e educandas do 2º Módulo da 5ª Turma do Curso Regional Nordeste de Formação. A atividade segue até o próximo domingo (30), no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina/Pernambuco.

O curso é realizado pela Contag, que, com esse módulo, dá continuidade ao objetivo de desenvolver a formação político-sindical no Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), orientada pela estratégia de ampliar, fortalecer e consolidar a Rede de Educadores e Educadoras Populares da Enfoc na região.

De acordo, Roselene Silva Novaes, representante da Fetag-BA, o curso é de fundamental importância no processo de experiência e análise. “Nós estamos realizando um importante momento para a organização sindical, resgatando o sindicalismo de base e orgânico, conhecendo realidades e estratégias sindicais para aplica-las de forma específica às necessidades da nossa região”, destacou.

Durante a semana, os/as educandos/as de todos os estados do Nordeste farão uma imersão sobre o Eixo Temático “Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – Campo, Sujeito e Identidade”. Entre os temas trabalhados está “História, concepções e acontecimentos marcantes no processo de construção do MSTTR”, com a apresentação de painéis mostrando como os/as trabalhadores/as rurais foram construindo suas bandeiras de luta e sua organização no Brasil e na região.