A Fetag-BA realiza entre os dias 27 e 28 de janeiro, em Salvador, o planejamento estratégico para o ano de 2017. O objetivo do encontro é traçar metas para dar continuidade ao processo de desenvolvimento de cada secretaria da entidade e também discutir a atual conjuntura política nacional e estadual, debatendo propostas estratégicas para o MSTTR baiano e políticas públicas para o movimento sindical de agricultores e agricultoras rurais. O planejamento reúne diretores, assessores, funcionários e coordenadores das delegacias e polos sindicais espalhadas pelo interior do Estado e da federação.

Marcaram presença na abertura do encontro lideranças políticas e representantes de instituições parceiras da Fetag, como a CTB, por Ailton Araújo, Secretário Geral; Davidson Magalhães, presidente estadual do PCdoB e deputado federal; Daniel Almeida, deputado federal e líder do PCdoB na Câmara; David Wilkerson, Secretário de Política Agrícola da Contag; Welliton Santos, coordenador Regional Nordeste da Contag; o Secretário Gerônimo, da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, representando o governo da Bahia e a Superintendência Regional do BNB, que destacou pontos da Lei 13.340/2016, que trata da renegociação das dívidas dos agricultores. Prestigiando o evento, também, registramos o Prefeito de Tanque Novo, Vanderley e o coordenador da Bahiater, na Bacia do Rio Corrente, João Batista.

O Planejamento permite analisar o cenário de referência do ambiente externo e interno diagnosticando potencialidades e vulnerabilidades que influenciam a atuação da FETAG. Na abertura do evento se ressaltou a importância do Planejamento e o desafio que a entidade deve enfrentar para movimentar os projetos atuais, as metas e ações propostas sempre priorizado a objetividade para as realizações, considerando limitações financeiras e a sustentabilidade do MSTTR e também a necessidade de mobilização da sociedade em torno das políticas e propostas do governo Temer.

Para o presidente da Fetag-Ba, Cláudio Bastos, é preciso que a Federação e toda a classe e parceiros estejam integradas. “Temos que viver o dia-a-dia dos agricultores e agricultoras rurais, buscando melhoria na qualidade de vida através de políticas públicas e na ampliação do contato com a base levando diretrizes a serem seguidas”.

Os diretores e assessores também participam hoje e amanhã de grupos de trabalhos, discutindo os pontos positivos e negativos da instituição, além das perspectivas e fragilidades. Amanhã será o dia em que as secretarias apresentarão suas propostas de ações para o ano de 2017.