Durante os dias 18 e 19 de janeiro de 2023, estará acontecendo o Encontro de Planejamento Estratégico/2023 da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia – FETAG-BA, na Organização Fraternal São José, localizada na Avenida Luiz Tarquino, s/n, Roma – Salvador-BA. O evento conta com a presença da diretoria plena, Conselho Fiscal, Coordenadores e Assessores dos Polos e Delegacias Regionais.

O período da manhã foi direcionado a uma Análise de Conjuntura, ministrado pela Diretora da CONTAG e vice-Presidente da FETAG-BA, Vânia Pinto e o pelo Deputado Federal Daniel Almeida. No segundo momento, se direcionou para os principais Eixos de debate: Campanha de Sindicalização Sindicato de Portas Abertas; Organização Sindical; Ações de Massas; Formação Sindical e Relações Institucionais/Governamentais; Organização e comercialização da produção. Os diretores e assessores também participaram de grupos de trabalhos, discutindo os pontos positivos e negativos da instituição, além das perspectivas e fragilidades. Amanhã as secretarias apresentarão suas propostas de ações para este ano de 2023.

A importância do encontro é discutir os lineamentos institucionais tanto na elaboração de plano de luta, bem como nos encaminhamentos práticos e objetivos, considerando o atual contexto da nossa entidade, o que permitirá traçar um cenário de referência do ambiente externo e interno diagnosticando potencialidades e vulnerabilidades que influenciam a atuação da FETAG, consolidando esforços capaz de impulsionar o Movimento Sindical, da agricultura de porte familiar, dos aposentados rurais, bem como do fortalecimento das estruturas sindicais.

Marcaram presença na abertura do encontro lideranças políticas e representantes de instituições parceiras da Fetag, como Adriano Raimundo – chefe de Gabinete da SDR; Davidson Magalhães – Secretário da SETRE; Queila Soares – Assessora Especial/SEAGRI; Silvia Ferraz, Coordenadora de Qualificação Profissional/SETRE; Wenceslau Júnior, Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo/SETRE; Mércia Porto, Coordenadora de Inovação e Economia Solidária/SETRE; Gilmar Bonfim, Coordenador de Projetos Especiais/CAR; Auri, chefe de Gabinete do Deputado Estadual Zó; Lívia Borges, representante da SEPROMI; Daniel Almeida, Deputado Federal pelo PCdoB; Vânia Pinto, Secretária de Política Agrícola da CONTAG e Secretária Nacional de Políticas Sociais da CTB.

A programação de amanhã, quinta (19), iniciará com a explanação de assuntos administrativos, pela secretária de Finanças, Luciana Oliveira, seguido pela apresentação do planejamento por secretaria, resultante dos trabalhos de grupos, onde serão apresentadas as propostas, atribuídas aos Eixos principais do planejamento, avaliados e encaminhados pelas Regiões e pela Diretoria, juntamente com as propostas das Secretarias da FETAG-BA.