plan3A programação da tarde foi mediada pelo secretário de Finanças da Fetag-BA, José Antônio, e iniciou com a apresentação de dois temas: A conjuntura atual da situação de trabalho na vida da categoria dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e o Plano Sustentar,  apresentado pelo secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides dos Santos.

Plano Sustentar

O Plano Sustentar foi elaborado pelo movimento sindical com coordenação da Contag como forma de possibilitar o fortalecimento do MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais). Ele é uma das estratégias do Plano Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais (PNFES).

O Plano está estruturado em três eixos que formam um tripé, permitindo a busca do objetivo. Articulados entre si, os eixos são: Gestão Administrativa e FinanceiraFormação e Comunicação.  “É importante destacar o papel da cada eixo e como estes se articulam. As ações estratégicas para a Gestão Administrativa e Financeira contribuirá para uma gestão democrática, transparente e participativa fortalecendo as estratégias de arrecadação, a Formação e seus Processos Formativos possibilitarão qualificar a ação político – sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social e a Comunicação promoverá o diálogo e potencializará a mobilização entre a base e as entidades. A articulação destes três eixos reforça e potencializa as ações estratégicas definidas para cada um deles, permitindo, assim, a implementação e desenvolvimento do Plano Sustentar.” Destaca a matriz documental do Plano.