A FETAG-BA realizou no dia 29 (terça-feira), em Feira de Santana, sua Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Federação, para o Planejamento Anual e apresentação/aprovação da Proposta Orçamentária – Exercício 2023, em atendimento às suas obrigações como representante de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, em conformidade com os prazos e a tradicional transparência, oportunidade em que trata de questões administrativas e o fortalecimento do Movimento Sindical.

O primeiro momento do Conselho, foi dedicado a analisar a conjuntura política e debater sobre os resultados das eleições de 2022, logo após se direcionou para a discussão e votação da previsão orçamentária para o exercício de 2023, instruídas com o parecer do Conselho Fiscal e o regimento interno do 10° Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Bahia – CETTR/BA.

Com a presença de toda diretoria da FETAG-BA, foram iniciados os trabalhos pelo presidente da Federação, João da Cruz, que agradeceu a presença de todos e destacou que a FETAG-BA cumpre com essa iniciativa o seu Estatuto Social e promove ainda o alinhamento das informações em prol do fortalecimento da categoria, assim como indica ações a serem trabalhadas para o futuro, fazendo esclarecimentos e posições dos movimentos sociais, fortalecendo as teses defendidas pelo MSTTR e demais forças políticas progressistas e democráticas. Também não deixou de destacar a importância e a necessidade de estarmos na luta, sempre atentos às demandas e necessidades do povo. “Nosso agradecimento à Diretoria, à equipe de Finanças, ao Conselho Fiscal e à Assessoria da Federação, pelas grandes contribuições. Todas as propostas e ações realizadas foram fundamentais para superarmos os desafios impostos a nós do Movimento Sindical”, finalizou João.

O encontrou contou com a presença de Marcus Vinicius, Bahiater/SDR, Julieta Palmeira, Secretária SPM, Vânia Marques, Secretária de Política Agrícola da CONTAG, além de representantes da esfera política (vice-prefeitos/vereadores) de todas as regiões do Estado.

A atual secretária de Finanças da Fetag, Luciana Santos, assim como o contador Antônio Carlos, coordenou o segundo momento de pauta da Assembleia – Prestação de contas do exercício 2023, detalhando cada investimento e despesas da Federação e sempre assegurando a transparência da sustentabilidade financeira do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR. Por unanimidade a prestação de contas foi aprovada.

A PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

O Relatório da Proposta Orçamentária foi elaborada e discutida em reunião de diretoria, tendo como base as informações extraídas do balancete do mês 08/2022 comparado com a previsão orçamentária de 2022, chegando aos números propostos dentro de uma realidade atualizada para projeções de desempenhos futuros.

O relatório traz uma proposta detalhada com valores e percentuais facilitando e dinamizando o debate sobre os recursos apresentados para gerar um orçamento definitivo.

Estes procedimentos reafirmam o compromisso institucional com a transparência na gestão financeira e administrativa.