safraO presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, e dirigentes da Federação, participaram nesta quinta-feira 13, em Salvador, do Lançamento pelo Governo do Estado e MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Plano Safra da Agricultura e Pecuária da Bahia 2015/2016: produção, inovação e sustentabilidade.

Bahia é o estado com maior número de famílias ligadas à agricultura familiar. São cerca de 700 mil agricultores familiares, responsáveis por 70% da produção dos alimentos consumidos pelos baianos. Um montante de R$ 2,7 bilhões será repassado a esses trabalhadores nos próximos 12 meses, através de programas estaduais e de parcerias com o governo federal.

Cláudio Bastos avaliou o Plano e destacou a grande importância da agricultura familiar para a segurança alimentar do país, enfatizando que houve avanços com o governo na implementação das políticas públicas, mas, no entanto, é necessário que este processo de mudança tenha continuidade e avança cada vez mais, e que o Governo se mostre sensível às reivindicações da Federação.

Bastos também defende a necessidade de olhar a Agricultura Familiar e o Nordeste de forma diferenciada, com políticas públicas, recursos e um modelo de Assistência Técnica continuada; “A maioria dos pobres vivem no Nordeste, e boa parte na Bahia, por isso defendemos novas políticas de inclusão social, novas ações para inserir cidadãos no mercado de trabalho, aumentar a produtividade em áreas rurais e promover a inclusão social de brasileiros que vivem em situação de pobreza extrema. O Plano Safra dá acesso ao crédito, e é uma das políticas públicas necessárias para a produção de alimentos, que fará avançar nosso povo no caminho de um desenvolvimento rural sustentável. Desejo sucesso ao Plano e o vejo os investimentos como um avanço para a garantia de um país realmente rico, sem fome e sem pobreza.” Concluiu.