credito2 Acesso à terra e habitação rural foram os principais temas do Encontro Regional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, que ocorreu nos dias 4 e 5 de maio, em Fortaleza (CE). O evento buscou a avaliação de resultados e a proposição de estratégias para ampliar as ações e o acesso às políticas públicas que promovem o desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza rural no NE, entre elas o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF/MDA).

O secretário de Política Agrária da Fetag-BA, Ailton Lisboa, destacou a importância do enfrentamento do problemas de crédito fundiário. “A agricultura familiar do Nordeste tem um grande potencial e contribui com soberania na segurança alimentar brasileira. Por isso, temos que enfrentar a questão fundiária na região, intensificando as ações de regularização fundiária e de acesso à terra. Além do secretário, estiveram contribuindo no encontro a assessora Regi e os dirigentes Vanilton e Cosme.

Programa Nacional de Crédito Fundiário
O PNCF é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode ser individual ou coletivo.
Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), o PNCF já beneficiou mais de 135 mil famílias em 21 estados.