encontro_3_idade2Encerrou hoje(29), sexta-feira, o Encontro de Formação de Multiplicadores para a 3ª Idade Rural. O encontro foi realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA), através da secretaria da Terceira, que se iniciou na quarta-feira(27), em São Gonçalo dos Campos, Bahia. O evento reúniu dirigentes dos sindicatos filiados de todo o estado.

O encontro busca a formação de multiplicadores que analisam e planejam de ações sindicais para a terceira idade rural. Como parte da programação, durante o encontro foi realizado trabalhos em grupos, painéis com temas como: “A Importância do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”; “Desenvolvimento e Perspectivas do Fundo Nacional do Idoso – Lei n° 12.213 de 20 de janeiro de 2010”; Sucessão Rural Políticas Púbicas para a Terceira Idade no âmbito Nacional e Estadual“. Além de palestras, danças, atividades de relaxamento e atividades culturais.

O secretário da Terceira Idade da Fetag-BA, José Ildon, também relatou e discutiu junto aos participantes a preocupação da Federação em conseguir junto ao governo políticas públicas voltadas aos aposentados da categoria, diante da atual conjuntura econômica e social do país. “A necessidade de se entender as reivindicações dos trabalhadores rurais aposentados para cobrar de forma coerente mais políticas públicas é urgente, visto o crescimento dessa parcela da população.”, relata.

A assessora, Luiza de Marilak, aponta que a realização do encontro é um momento de aperfeiçoamento dos multiplicadores que estão em contato direto com esse nosso público e contribui para que eles tenham maior compreensão dos temas a serem debatidos e possam contribuir com maior eficácia na base do MSTTR”.

ABRANGÊNCIA – São diversos os temas focados dentro do tema Terceira Idade Rural: o envelhecimento populacional, a implementação do PADRSS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário), as políticas especificas para a Terceira Idade, envelhecimento e as relações de gênero, a legislação brasileira e as implicações relativas aos direitos dos idosos, crédito consignado (Empréstimos para aposentados e pensionistas), violência contra a pessoa idosa, etc.