pol_agrariaA diretoria da CONTAG e dirigentes das pastas de Política Agrícola, Política Agrária e Juventude das 27 federações reuniram-se nesta segunda-feira, 24, em Brasília para debater e definir conjuntamente as posições políticas para a continuidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e para as demais políticas executadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A secretária-executiva do MDA, que hoje atuava como ministra interina, Maria Fernanda Coelho, participou da reunião para apresentar as propostas do governo federal e para ouvir questões e demandas dos dirigentes sindicais.

Além de profunda análise de conjuntura, o Decreto nº 8.500 – assinado pela presidenta Dilma Rousseff em 12 de agosto, dia da Marcha das Margaridas – está entre os principais temas da pauta do Coletivo Ampliado. O decreto eleva os limites de renda e patrimônio para os candidatos ao PNCF e é uma conquista da luta e pressão do MSTTR em todas nossas ações de massa.

O secretário da de Política Agrária da Fetag-BA, Ailton Lisboa, analise como positiva a reunião e que ainda se precisa discutir e avaliar todo o cenário econômico do país, para se conhecer as dificultar do funcionamento do programa”, destacou o secretário.

Como parte da programação do Coletivo, os dirigentes sindicais debaterão as questões colocadas pela secretária-executiva e pelo secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes, e definirão os encaminhamentos e estratégias para a manutenção de taxas de juros adequadas aos trabalhadores (as) e outras medidas para fortalecer a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar.