coletivo_agraria1Secretários e assessores de Política Agrária das federações estaduais reuniram-se, entre os dias 03 a 05 de fevereiro no CESIR, na sede da CONTAG, em Brasília, onde participaram do primeiro coletivo da pasta em 2015. O encontro contou com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Política Agrária, Zenildo Xavier, da secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, Mazé Morais, e do secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Serfal/MDA), Sérgio Lopes.
A principal pauta do encontro foi a discussão sobre a MP 632 (que versa sobre a sucessão rural), sobre os decretos acerca de desapropriação de terras e o resgate da discussão sobre os índices de produtividade da terra, os quais não mudam desde 1988 e dificultam o avanço da Reforma Agrária. A retomada do convênio feito em 2003 com a Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA sobre crédito fundiário também foi discutida.
A Fetag-BA estava representada pela assessora Regi Lopes e pelo secretário da pasta, Ailton Lisboa, este último relatou a importância da participação da federação e da união entre todas as FETAGs e entidades parceiras da CONTAG para fortalecer a luta pelos direitos dos agricultores familiares.