Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA) realizou, no dia 19 de março, em Salvador, o Conselho de Representantes, composto com os diversos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais da Bahia. O evento, com pautas principais referentes a prestação de contas do exercício 2017; Aprovação do Regimento Interno do 9º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia e a Eleição dos membros da comissão eleitora, contou com a presença da diretoria executiva da Federação, além de representantes da Contag e CTB, Josefa Rita, secretária da Terceira Idade da CONTAG, Marcus Vinícius, diretor operacional da Bahiater, Gilmar Bonfim, diretor de Projetos Especiais da CAR e do deputado federal, Daniel Almeida.

Durante todo o dia, 135 representantes dos sindicatos de mais de 408 municípios estiveram presentes e fizeram parte dos debates, enriquecendo as discussões sobre os temas expostos, uma demonstração de força política no processo de representação direta dos interesses da classe trabalhadora rural, bem como a capacidade de mobilização social numa busca contínua da diretoria da entidade por um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

O Presidente da FETAG-BA, Cláudio Bastos, destacou a importância da paridade de gênero no 9º Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia, além de fazer uma análise da real situação conjuntural, no que tange a questão política em curso no país. Fazendo esclarecimentos e posições dos movimentos sociais, fortalecendo as teses defendidas pelo MSTTR e demais forças políticas progressistas e democráticas.

O secretário de Finanças e Administração da Fetag, José Antônio da Silva, Zé de Doutor, assim como o contador Marino Marinho, coordenou o primeiro ponto de pauta da Assembleia – Prestação de contas do exercício 2017, detalhando cada investimento e despesas da Federação e sempre assegurando a transparência da sustentabilidade financeira do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR. Por unanimidade a prestação de contas foi aprovada. O secretário também destacou a importância do Sistema Integrado dos Trabalhadores na Agricultura – SITAG, novo software adquirido pela instituição que irá beneficiar e informatizar todo o processo de gestão do movimento sindical.

A comissão eleitoral eleita para o 9º Congresso da FETAG teve apoio unânime da plenária e foi elogiada por todos os representantes sindicais.