Com muita animação e compromisso a Fetag-BA recebeu aproximadamente 100 jovens de todas as partes do Estado para o Encontro Estadual da Juventude Rural da Bahia – Juventude Rural: a esperança de um mundo novo, nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, em Salvador. O evento foi organizado pela secretaria de Jovens da Federação, coordenada pela secretária Maria Cândida. Durante os dois dias do evento, a juventude rural baiana participou de oficinas, momentos culturais, debates e compartilharam experiências que agregaram conhecimento e proporcionaram espaço para a construção de propostas voltadas aos jovens do meio rural.

O objetivo do evento foi evidenciar as pautas da juventude, dialogando sobre os desafios que ela enfrenta com diversos tipos de invisibilidade, sua luta pelo acesso à terra, a busca por políticas públicas de investimento que garantam a qualidade de vida e sua permanência no campo enfatizando a importância da sucessão rural por meio da troca de saberes e experiências.

 

Maria Cândida comemorou com muito entusiasmo e afirmou que “os dois dias de evento foi um grande sucesso. Recebemos cerca de 100 jovens de todo o Estado, um grande passo na preparação da juventude baiana para o 4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL, que acontecerá em abril. A Fetag-BA seguirá sempre na busca incansável para preparar e garantir os direitos da juventude, pois eles e elas são o futuro e o presente da agricultura familiar”.

O presidente, João da Cruz, e a secretária de Finanças da Federação, Luciana Oliveira, participaram do encontro e reforçaram o compromisso da Federação nas ações da juventude, e também a importância de que todas os sindicatos também fortaleçam suas ações com esses sujeitos políticos que são o presente e o futuro da agricultura familiar e do MSTTR. Durante a abertura estiveram presentes a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Pinto, o deputado estadual, Bobô, o vereador, Augusto Vasconcelos, diretores e assessores da Federação.

A Fetag-BA agradece aos jovens de todo o Estado que fizeram deste encontro um grande sucesso.