carpina3

Termina hoje, sexta-feira (08), na cidade de Carpina (PE), a Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente. O evento começou na terça-feira (05) e conta com 80 participantes entre representantes das FETAGs e STTRs de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, além de representantes da UNICAFES de Pernambuco e Alagoas.

Este último dia está sendo dedicado à Construção de agenda de compromissos Estadual/Regional, com o objetivo de potencializar a atuação do MSTTR e parceiros nos Territórios, construindo uma agenda de atuação conjunta focando a organização da produção da agricultura familiar e meio ambiente.

Durante estes quatro dias a comitiva da Fetag-ba contribuiu nas discussões e nos debates, assim como no Planejamento de estratégias de atuação para a Região, onde os dirigentes e assessores mapearam e qualificaram as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, etc.) da agricultora familiar e levantou principais desafios e oportunidades na atuação territorial e na construção de estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar.

carpina1A Fetag-BA está representada pelo Secretário de Políticas Sociais e também moderador da Temática Política de Desenvolvimento Territorial e o PADRSS, Joaquim Francisco, da assessora Rafaela Santana, de Raquel Santana (secretaria de Meio Ambiente de Umburanas), de Elândia Aparecida Alves (Pólo de Guanambi), Lourisvaldo Soares dos Santos (STR de Paratinga), Josemario Martins (INEMA), Valdeni (STR de Umburanas), e pelo dirigente Clécio Fonseca.

Cronograma da Jornada
A programação inclui painéis onde os principais temas relacionados a Organização da Produção e Meio Ambiente foram discutidos por especialistas na áreas. O primeiro painel foi o de Contextualização do rural brasileiro e implicações no MSTTR, no qual o professor da Universidade de Pernambuco Jan Bitoun apresentou resultados da pesquisa “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”.

No segundo painel representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da CONTAG falaram sobre A Política de Desenvolvimento Territorial e o PADRSS e em seguida houve espaço para o debate do tema.
O terceiro painel ressaltou as Mudanças na Organização Produtiva e a Crescente Demanda Ambiental, no qual foi debatido o desenvolvimento territorial e seus reflexos para a agricultura familiar a partir das políticas públicas para a organização da produção e as questões ambientais.

Duas Mesas de Discussão aconteceram na tarde de quarta-feira. Na primeira o assunto foi O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade. A segunda fez um resgate da Política do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Desenvolvimento da Agricultura Familiar, no âmbito da Política da Territorialidade, na qual um representante do MPA promoveu o debate sobre a importância e o papel do ministério, para promover a transformação da realidade da agricultura familiar nos territórios.