cda2Na manhã desta terça-feira (10), o presidente da FETAG-BA, Cláudio Bastos, o secretário de Políticas Sociais, João da Cruz, o secretário de Política Agrícola, Joaquim Neto, e e os assessores, Milton Mendes, Regi Lopes, Lilian Freitas, Daniela Freitas, Marcus Vinicius e Jackson Bonfim, participaram do evento de apresentação das diretrizes e do Planejamento Estratégico 2015/2018 da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Auditório do Centro Administrativo da Bahia(CAB) – Salvador/BA.

cda1O encontro representou uma etapa fundamental para a consolidação de ações relacionadas à inclusão socioprodutiva e ao agricultor familiar, como a assistência técnica, capacitação e incremento da produção.
Para o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, “a nova secretaria deve alinhar ao seu planejamento, sobretudo a ampliação de ações, para sanar de forma eficaz as demandas dos movimentos sindicais, sociais e organizações do campo na Bahia.”

A Nova Secretaria
Para fortalecer a atuação do governo, sobretudo no interior do estado, a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) deu lugar à SDR, que nasce com funções ampliadas e com foco na agricultura familiar.
Jerônimo Rodrigues é o titular da secretaria que tem como plano de ação focar principalmente nos baianos que vivem no meio rural. A meta é organizar uma estrutura eficiente para diagnosticar e criar ações em atenção às comunidades rurais da Bahia. A SDR vai trabalhar em articulação com as secretarias estaduais e com organismos diretamente vinculados como: a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); a Bahiater e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).