cristina2A Secretária de Mulheres da Fetag-BA, Maria Cristina Vitória, participou, na manhã desta sexta-feira(27) na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Camamu, do lançamento do Livro “Caminhadas de Sonhos e Lutas – Mulheres Quilombolas do Baixo Sul da Bahia.

O livro, além de disponibilizar toda a metodologia desse trabalho de empoderamento das mulheres no contexto rural, traz fotos delas, e um guia com as principais políticas e serviços públicos voltados para a mulher – com destaque para os dedicados ao enfrentamento da violência contra elas.

O evento além da divulgação do Livro
foi dedicado à afirmação da igualdade de gênero na região. O debate “Políticas Públicas para Mulheres Rurais” e os preparativos para Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude Rural foi acompanhado pela secretária do STTR de Camanu, Adeilsa, e reuniu mulheres – em sua maioria quilombolas – da região do Baixo Sul, onde se localizam mais de 45 comunidades remanescentes de quilombos.

Maria Cristina, ressaltou a importância da publicação, principalmente, porque embora as políticas públicas sejam válidas para todo o território nacional, as mulheres rurais têm encontrado uma série de dificuldades para acessar seus direitos.