comissao_mulherSecretária de Mulheres da Fetag-BA. Maria Cristina, participa até quinta-feira (04) na sede da CONTAG, em Brasília, da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR). O evento tem como elementos fundamentais a união e fortalecimento da organização das mulheres desde a base, passando pelas Federações até a CONTAG. O objetivo é que a atuação das trabalhadoras rurais seja cada vez mais efetiva e ganhe maior espaço de direito dentro do MSTTR.
Durante todo o evento estará sendo elaborado o novo Plano Estratégico da CNMTR para 2016, no qual estarão definidos os objetivos, as ações e as atividades a ser realizadas durante o ano.

Programação

A programação da reunião da CNMTR foi dividida em três momentos: De Onde Viemos, no qual será realizada um resgate da história da atuação das mulheres no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o momento Onde Estamos, de avaliação da situação atual da representação e representatividade feminina nos estados e, por fim, momento Para onde Vamos, no qual será pensado o futuro da luta pelos direitos das mulheres do campo, da floresta e das águas, tanto interna quanto externamente.

Hoje (02) as integrantes da comissão vão discutir a situação atual da organização das mulheres no MSTTR em cada estado e também refletir sobre os desafios da organização das mulheres do MSTTR, além de pensar sobre as mulheres nos espaços de poder da CONTAG e suas estratégias de atuação.

Na quarta-feira e quinta-feira (03 e 04) a CNMTR vai debater o plano tático de auto-organização e pauta interna e definir prioridades e maneiras de atuar para atingir os objetivos propostos. O objetivo é refletindo sobre políticas públicas, pauta interna e auto-organização das mulheres. Também haverá o momento de informar sobre encaminhamentos e negociações da pauta da Marcha das Margaridas 2015.