saude_publica2O Secretário de Políticas Sociais da Fetag-BA, João da Cruz, a assessora Marly Ribeiro e Irene (presidenta do STTR de Antônio Cardoso), representam o Nordeste na Plenária Nacional de Saúde que traz como tema “Saúde Pública de qualidade é garantia de vida digna no campo, na floresta e nas águas” realizada pela CONTAG, Federações e Sindicatos filiados. O evento teve início da manhã de quinta-feira (28) no CESIR da CONTAG em Brasília-DF.

O evento reuniu dirigentes sindicais e conselheiros(as) de saúde para construir um espaço político-pedagógico no âmbito do Movimento Sindical de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais (MSTTR) visando a mobilização e qualificação de pautas para 15ª Conferência Nacional de Saúde que acontece de 2 a 4 de dezembro em Brasília-DF. Ao todo cerca de 100 pessoas vieram dos cinco cantos do Brasil (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).

A Plenária ainda tem como meta compreender temas e propósitos políticos da 15ª CNS; Identificar prioridades e desafios para o SUS no campo, floresta e águas; Articular a mobilização para a 15ª CNS com outras estratégias protagonizadas pelo MSTTR (Festival da Juventude, Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Projeto de Formação de Lideranças, Escuta itinerante do SUS, Acordo de Cooperação 007 entre Ministério da Saúde e CONTAG, entre outros; e Sistematizar agenda política comum aos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura e estratégias de mobilização, para maior coesão e coerência na participação das etapas da 15ª CNS.

Saúde pública de qualidade no meio rural uma luta constante do MSTTR!
Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje morrem no país, cerca de 400 pessoas vitimas de acidentes no meio rural. Desta forma para que os trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam acolhidos/as com qualidade e atenção do profissional, o MSTTR precisar seguir participando ativamente do fortalecimento dos Planos estratégicos voltados para Saúde no meio Rural.

Assim a CONTAG, Federações e sindicatos filiados continuam implementando sua luta através de ações estratégicas como as realizadas em 2015. Ações importantes na transformação do meio rural, a exemplo do Festival da Juventude Rural, que reuniu de 27 a 30 de abril em Brasília-DF, cerca de 6 mil, onde foram discutidos vários temas direcionados a saúde da juventude do campo com perspectiva de garantir a sucessão rural. O 21º Grito da Terra Brasil, trouxe de 18 a 22 de maio em todo o país, mais de 80 mil pessoas mobilizadas pela busca incessante de políticas públicas fundamentais para gerar qualidade de vida no meio rural. Já agora para agosto, outra Ação de Massa que traz as reivindicações do campo, floresta e águas é a 5ª Marcha das Margaridas com questões especificas do gênero feminino, a exemplo da saúde da mulher.