trabalho4O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-Ba), Cláudio Bastos, cumpriu agenda nas cidades do Território do Jacuípe ( Riachão do Jacuípe e Serra Preta) e território do Sisal (Retirolândia) para acompanhar as comemorações do Dia do Trabalho, que são promovidas pelos sindicatos dos trabalhadores rurais, filiados a FETAG.

As mobilizações tem como objetivo, além de debater temas relacionados ao trabalho na Bahia e no Brasil é proporcionar o fortalecimento e ampliar a sindicalização, sendo muito importante a presença do povo nas ruas para fortalecer as conquistas obtidas e continuar as mudanças.

Cláudio, chamou atenção dos trabalhadores para o 1º de maio, um dia de reflexão e debates. “Participei de grandes manifestações em Riachão do Jacuípe e Serra Preta. Em Retirolândia da posse da nova diretoria e verifiquei, que os trabalhadores estão mobilizados contra essa onda conservadora no nosso país e contra a tentativa de liberar a terceirização para todas as áreas, o que seria extremamente prejudicial para os trabalhadores e para o Brasil”, alertou Bastos.

Após participar da caminhada entre a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, situada na Rua 14 de Agosto, até a concentração na Praça da Matriz, onde houve o ato público reunindo milhares de pessoas e chamando atenção pela diversidade de setores, categorias, movimentos sociais, entidades, lideranças e participantes que chegavam de diferentes regiões do município.

Na ocasião, também estavam presentes, a deputada Neusa, bem como o secretário de Desenvolvimento Rural – SDR Jerônimo Rodrigues, o coordenador de Projetos da CAR Gilmar Bonfim e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) que, ao discursar, falou que 1º de Maio é o momento de aglutinação de todas essas forças.

Retirolândia

trabalho3Acompanhado do deputado estadual Alex da Piatã (PMDB), de Gilmar Bonfim representando a CAR, o vereador do PCdoB de Candeal Romário, Cláudio Bastos participou da posse da nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, onde foi reempossado João Nilton Ferreira de Santana com presidente, Arnaldo Carneiro, secretário geral, Noé Silvestre Carneiro, tesoureiro, Terezinha Santos Silva, secretária de mulheres e jovens, os suplentes da diretoria executiva e o conselho fiscal.

 

 

 

Serra preta

trabalho2A FETAG vem a cada ano vem avançando na atuação destemida das últimas gestões classistas, proporcionando melhores oportunidades de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, falou Cláudio Bastos na cidade de Serra Preta, último compromisso no dia dos trabalhadores.

A lado do presidente Braquistone Wagno Silva Santana, Bastos recepcionou o secretário Jerônimo Rodrigues e juntos participaram de mais um ato público.O presidente destacou a boa gestão que Braquistone vem realizando a frente da instituição desde julho de 2012.

Cláudio destacou a importância de Jeronimo Rodrigues para a politica de desenvolvimento rural e falou a grande agenda de mobilização que a FETAG está organizando para a terceira semana deste mês, nos dias 20 e 21, com o Grito da Terra Bahia.