juve2 Vários jovens do meio rural de toda região baiana já estão hoje(27), em Brasília, participando do 3º Festival Nacional da Juventude Rural organizado pela CONTAG, e lá ficam até quinta(30). Nossa comitiva se junta aos mais de 5 mil participantes do evento que, lutam por melhores condições de vida e trabalho no campo. Além dos jovens brasileiros, o Festival contará com a participação de delegações de 10 países da América Latina.

A comitiva baiana foi organizada pela FETAG-BA (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia).O presidente, Cláudio Bastos,  a secretária de Juventude, Luciana Santos, e assessores, acompanham os jovens.

“Foram muitas etapas de mobilizações para a preparação da ida desses jovens para o Festival, são jovens que vivem e querem permanecer no campo, mas que buscam melhores condições e aplicações de políticas públicas que garantam sua permanência de forma justa e igual”. Afirmou Luciana Santos, que organizou a participação baiana.

juve3A Bahia será muito bem representada por jovens politizados e exímios conhecedores da realidade rural. Essa é a busca constante da FETAG-BA, a de lutar pela permanência do jovem na área rural com respeito e sustentabilidade.

Reivindicações – Lutar pelo acesso à terra, por mais políticas públicas e pela sucessão rural estão entre os objetivos do Festival, que será marcado pelo diálogo e pela interação. Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do evento, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.