grito_pauta2Hoje, 18, aconteceu na SDR a solenidade de entrega da pauta de reivindicações do Grito da Terra Bahia 2016. Da pauta, 92 pontos, direcionados às secretarias e órgãos do Governo. Desde as políticas sociais, inclusiva às políticas estruturantes e inclusiva.

A FETAG-BA, representada pela sua diretoria. Cláudio Bastos, Presidente; David Wylkerson, Vice-Presiente da FETAG-BA e Secretário de Política Agrícola da CONTAG; Welliton Santos, Secretário Geral e Coordenador Regional Nordeste da CONTAG; José Ildon, Secretário da Terceira Idade; Joaquim Francisco, Secretário de Política Agrícola; Josefa Rita da Silva, Secretária de Meio Ambiente; Maria Cristina Vitória, Secretária de Mulheres, com o Assessor Marcos Wanderley.

A SDR, representando o Governador Rui Costa, esteve representada pelos diretores gerais da Bahiater (Ivan Fontes), CAR (Wilson Dias), CDA (Ariosvaldo Souza), além do próprio Secretario, Jerônimo Rodrigues. Participaram ainda do encontro o chefe de gabinete da SDR, Edson Valadares, o assessor de Planejamento e Gestão da SDR, Mário Freitas, o diretor operacional da BAHIATER, Marcus Vinicius dos Santos, a coordenadora de Reforma Agrária da CDA, Isabel Oliveira, a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Elizabete Costa, e o coordenador de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim.

Jerônimo Rodrigues, titular da SDR, fez um balanço das ações da SDR para o desenvolvimento rural da Bahia e de fortalecimento da agricultura familiar, por meio de ações como a do programa de agroindustrializacão no estado. Rodrigues ressaltou ainda a importância da presença da Fetag na execução de políticas públicas para o meio rural. “Esperamos que a Fetag continue sendo parceira do Governo no acompanhamento e monitoramento das ações para os agricultores familiares e possa contribuir na implantação de políticas que fortaleçam não só a agricultura familiar, mas ações voltadas para a educação no campo, povos e comunidades, mulheres e que possa continuar a apoiar, como já tem feito, as ações realizadas com a juventude rural baiana”.

Para o presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, apesar de ainda existirem diversos aspectos que precisam ser melhorados na execução de políticas públicas, a Federação tem encontrado, no governo estadual, um espaço de diálogo e valorização do rural. “Nós, que representamos 410 sindicatos filiados, temos ainda muito a melhorar e muitos desafios, como com a realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), medições para a regularização fundiária e emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), mas temos um excelente relacionamento com a SDR e verificamos o fortalecimento institucional tanto da SDR, como da Fetag e esperamos melhorar ainda mais”.

Durante o encontro, foi assinado o convênio entre a CAR/SDR e a Cooperativa de Fruticultura Irrigada do Paramirim, filiada à Fetag-BA, para a limpeza de aguadas no Território de Identidade Bacia do Paramirim, com investimento no valor de R$ 750 mil, que beneficiará nove municípios.