foc1 Aconteceu nesta segunda-feira (01), a abertura do Curso Regional Nordeste da ENFOC – 5ª turma, na cidade de Salvador, Bahia.O evento reuni até domingo(07) 110 educadores populares, de toda a região do Nordeste. A Fetag-BA está recebendo este I módulo do curso que é uma realização da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG.

Três eixos orientadores norteiam o curso, em etapas distintas: o primeiro módulo, trata da identidade, sujeitos que integram o campo; o segundo módulo tem como tema o sindicalismo, memória e história das lutas, organização, história e trajetória, bem como rever conceitos e práticas de ação e ação sindical. Por fim, será tratado e debatido o PADRSS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário) e, com peculiaridades da região.

foc4Prestigiaram o evento, pela FETAG-BA, o secretário Geral, Welliton Santos, educador popular; Joaquim Neto, secretário de Políticas Agrícolas e discente no curso, juntamente com a secretária de Formação, Vânia Marques, além os diretores das FETAGs do Piauí (Manoel de Jesus, Secretário de Formação), do Pernambuco (Israel Crispim, Diretor de Política para a Terceira Idade), do Rio Grande do Norte (Francisco Assis, Secretário de Formação e Organização Sindical).

A CONTAG estava representada pelo Secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Moreira Souto; a Secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lúcia Moura, além da Coordenadora Regional Nordeste, Elenice Anastácio.

foc3“Louvamos o evento, o momento em que acontece tal pleito e, por consequência parabenizar a CONTAG pelos êxitos que vem sendo colhidos com o investimento na formação sindical, desde os cursos (estaduais, regionais e nacional) aos GES – Grupos de Estudo Sindical, nas comunidades. Por fim, não poderíamos deixar de louvar a rede de Educadores Popular, que tem construído e vem construindo um itinerário para os homens e mulheres do campo”, salienta Welliton Santos.

Para o Secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, “os anseios e objetivos da ENFOC está dando certo e servindo de referência para o mundo, inclusive. Tendo como modelo a nossa Escola de Formação, é que organizações sindicais do mundo estão discutindo… inclusive na Suiça já tem uma universidade sindical, baseada nas nossas experiências”, finaliza.

Fotos: Welliton Santos