conselo01Aconteceu no dia de hoje, 28, o Conselho de Representantes da FETAG-BA, para aprovação da prestação de contas do exercício financeiro de 2015. O que foi aprovado, por unanimidade.

Durante o evento, o Secretário de Finanças, José Antônio (Zé Doutor), relatou as estratégias e apresentou um balanço financeiro do conjunto do MSTTR no momento atual. Ao final esclareceu algumas dúvidas sobre os procedimentos e meios de desviar das dificuldades enfrentadas.

Prestigiando o MSTTR baiano, esteve presente o Superintendente Substituto da 5ª Superintendência Regional e Ouvidor Agrário do INCRA-BA, Ciro Cedraz, que descreveu o compromisso, desafios e dificuldades enfrentadas pelo órgão, bem como a perseguição em curso aos acessos e fragilidades na aquisição de terra, que é bandeira do MSTTR e outros movimentos sociais do campo; Gilmar Bonfim, Coordenador dos Projetos Especiais da CAR – Coordenação de Desenvolvimento e Ação Regional (do Governo da Bahia), que saudou todos, chamando o MSTTR para os compromissos em pleitear os Editais publicados, para apresentação de propostas nas várias cadeias produtivas, lançados pelo governo. Também, apresentou os programas, projetos e ações desenvolvidos pela Companhia, inclusive já anunciando futuros editais das cadeias produtivas da agricultura familiar.

conselo04Ainda registramos a presença de Marcus Vinícius, da Diretoria Operacional da Bahiater, que fez um balanço da atuação da Superintendência de Assistência Técnica, bem como explicou os passos para adesão e/ou concorrências nos Editais de ATER e as estrutura dos SETAFs – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar.

No debate seguinte, destacando a luta pela reforma agrária, o Secretário de Política Agrária, Ailton Lisboa, apresentou a proposta da CONTAG, em realizar o ato em defesa da reforma agrária, previamente definido para os dias 15 a 20 de maio, em Brasília. Porém, por conta do cenário político oscilando, aguardem a posição da CONTAG, que será tirada, dia 29/04, em reunião com os Presidentes e os Secretários de Política Agrária.

O Secretário de Políticas Sociais, João da Cruz comentou sobre a reforma da previdência, que vem recheada de interpretações que pode enganar os segurados especiais: os trabalhadores rurais, que serão penalizados pela proposta. Em consonância com a pauta da CONTAG, a nível nacional, aguardaremos, também, as deliberações.

conselo03O Presidente da FETAG-BA, Cláudio Bastos, fez uma análise da real situação conjuntural, no que tange a questão política em curso no país. Fazendo esclarecimentos e posições dos movimentos sociais, fortalecendo as teses defendidas pelo MSTTR e demais forças políticas progressistas e democráticas, conclui que há um golpe em curso e as classes sociais mais afetadas serão os trabalhadores, serão as mulheres, as populações carentes, enfim, os mais necessitados.

Também não deixou de destacar a importância e a necessidade de estarmos na luta, sempre atentos às demandas e necessidades do povo. “Vamos dizer não ao retrocesso; não deixemos de ir para o embate, defendendo o que já conquistamos”, finaliza Cláudio.

No fim, Cláudio faz exposições de pontos que urge a necessidade manifestação, o que desencadeou na realização do Grito da Terra Bahia, onde o Conselho aprovou um indicativo de data para o final de maio, Salvador. A Diretoria definirá melhor as estratégias e ajustes de agenda junto ao Governo da Bahia.