plenaria_juventudeDesde a manhã do dia 28 de novembro até o dia 2 de dezembro, estará acontecendo a 3ª Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília. Com o tema “Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos!”. A Secretária de Jovens da Fetag-BA, Luciana Santos, acompanha a comitiva baiana durante todo o evento.

De caráter propositivo, avaliativo, formativo e organizativo, a Plenária está reunindo mais de 400 jovens, entre dirigentes sindicais, membros das Comissões Estaduais de Jovens, sócios(as), participantes do Programa Jovem Saber e dos itinerários formativos da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).

Por ter como objetivo a organização e a participação da juventude nas etapas preparatórias para o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que acontecerá em março de 2017, o evento debaterá temas estratégicos como:

– conjuntura nacional e desafios para a agricultura familiar, a partir da perspectiva da juventude trabalhadora rural brasileira e do fortalecimento das lutas do MSTTR;
– orientar e qualificar a participação dos(as) jovens nos processos de preparação e realização do 12º CNTTR;
– propor estratégias de fortalecimento da organização juvenil no MSTTR e das lutas sindicais;
– definir agenda estratégica em defesa das políticas públicas para a juventude e sucessão rural.

Além disso, a programação conta com momentos de análise de conjuntura, apresentação de experiências protagonizadas pela juventude rural nos estados e painéis sobre sucessão rural, trajetória e novos desafios na organização juvenil no sindicalismo. Todos esses debates convergem para fortalecer a organização e luta da juventude rural em defesa dos direitos conquistados pela classe trabalhadora.