balanco1Durante cinco dias de atividades estratégicas de formação para as lideranças e os dirigentes foram avaliados e discutidos métodos de aprendizagem sindical e formativa do conjunto dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. O seminário de aprofundamento teórico metodológico de formação foi o primeiro no Brasil com essa característica, aprofundar a teoria e o método que vem sendo utilizado nos processos formativos. O seminário tive como temas centrais os princípios da Política Nacional de Formação -PNF, a Educação Popular e seus pilares e o marxismo dando ênfase à categoria da contradição e da essência e aparência.

O seminário faz parte da estratégia formativa do estado para os próximos dois anos, foi o ponta pé inicial para ações que serão realizadas nos regiões do estado. Os cursos e seminários regionais que será acompanhado pela rede de educadores, diretores sindicais, diretores e assessores da Fetag-BA. Toda a estratégia adotada no evento tem intenção de fortalecer o MSTTR, por meio da organização e da formação.

“A avaliação do evento foi muito positiva, pois foi possível identificar as nossas fragilidades e propor soluções, diagnosticar conflitos, e evidenciar o potencial do nosso movimento, além disso foi firmado compromissos e responsabilidades para o próximo passo, que terá como primeira ação um curso na região de Guanambi. O nosso objetivo é chegar na base, organizar e formar os trabalhadores e trabalhadoras rurais e consolidar o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS” afirmou Vânia Marques Pinto, secretária de Formação e Organização Sindical.
O Seminário contou com a presença dos educadores Alexandre Merrem(colaborador ENFOC), Amarildo (Contag), Renato (Iinstituto GAMBA) e Eduardo (historiador e militante do MST).