enfoc10A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia – FETAG/BA, através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realiza o 2º Módulo da IV Turma Estadual no curso da ENFOC – Escola Nacional de Formação da Contag, na capital baiana, Salvador.

Através das agroindústrias, do artesanato, da culinária típica de cada município mais de 55 dirigentes sindicais e trabalhadores(as) realizaram a exposição de produtos da agricultura familiar cultivados na zona rural e típicos de cada uma das 18 macros regiões que subdivide a Bahia.

O grupo discutiu que é preciso enxergar o agricultor familiar como sendo capaz de gerar riqueza, produtos de qualidade e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da região, do estado e do país. E o sindicato como uma célula organizadora da classe trabalhadora.

Também foi possível conhecer recortes da vida dos sindicatos através de imagens, bandeiras, bonés, camisas e materiais de divulgação. A discussão, que teve início no primeiro dia, tratou sobre a vivência da história do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

A noite do segundo dia do evento foi reservada para as oficinas pedagógicas de Educação Popular e Arte, e de Comunicação Popular e Mídias Sociais. As oficinas têm por objetivos aprofundar os elementos presente na arte articulada com a educação e na comunicação popular, além de trazer novas abordagens e elementos.