futebolDurante o Festival, Brasília está recebendo cerca de 5.000 jovens rurais de todo o Brasil e da América Latina, que participam do 3º Festival da Juventude Rural. A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Fetag-BA está à frente de uma delegação com mais de 150 integrantes.

O grupo de capoeira de Bonito, composto por jovens, representou a Bahia em uma apresentação na noite cultural do Festival. Durante este terceiro dia, ressalva Luciana Santos, Secretária de Jovens da FETAG-BA, estão programadas atividades esportivas e debates com Oficinas Temáticas e Culturais.

O Minas Brasília Tênis Clube, em Brasília/DF, é o palco das atividades esportivas do III Festival da Juventude Rural, que iniciaram na manhã desta quarta-feira, dia 29. Cerca de mil jovens de todo o País disputam oito modalidades esportivas, entre elas dama, xadrez, peteca, sinuca, dominó, vôlei, futebol de campo e de salão. Simultaneamente acontece também no Pavilhão do Parque da Cidade 22 Oficinas pedagógicas: de jogos cooperativos, confecção de placas e cartazes, horta vertical, danças circulares, confecção de painéis com grafite, oficina de Teatro do Oprimido, capoeira e dança popular do Bumba meu Boi.

Muito mais do que festa, para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), as noites culturais têm um significado político crítico da necessidade conquistar direitos ainda à serem alcançados para o meio rural brasileiro, a exemplo da falta de lazer, desvalorização das raízes culturais do dos povos do campo, da Floresta e das Águas, entre outros anseios que ainda precisam chegar para a juventude rural.