saude1 Formar dirigentes sindicais e lideranças rurais, trabalhadores e gestores do SUS, para gestão participativa da Política nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas. Durantes três dias de encontro, esse foi o objetivo principal do Curso de Formação de Lideranças para a gestão participativa da política de saúde do campo, floresta e águas, que foi realizado em Altos-PI.

A oficina foi realizada pela CONTAG em parceria como o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, que se iniciou na segunda-feira(10) e termina hoje (13). A discussão principal se deu no âmbito de políticas públicas para a saúde no campo.

Participam da oficina dirigentes sindicais e representantes de diversas instituições da Regional Nordeste, composta pelos estados da Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas. A Fetag-BA estava representada pelo Secretário de Políticas Sociais – João da Cruz, a assessora de Políticas Sociais – Lindiomar Dourado, o Engenheiro Agrônomo – Clécio Fonseca, a diretora STTR Água Fria – Renilda da Silva, o Diretor STTR Riachão do Jacuipe – Teodomiro Paulo Queiroz, a assessora de Terceira Idade – Luiza de Marilack Lima e a assessora de Meio Ambiente – Rafaela Santana.
saude2
“O grande diferencial deste projeto, é proporcionar que melhorias das reais necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam atendidas, transformando o movimento sindical em agentes nesse processo de qualificação da defesa do direito à saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, contribuindo dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida no campo”, comentou João da Cruz.”