O 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Bahia está sendo realizado em Salvador entre os dias 19 e 20 de junho. Agricultores de diversos municípios e autoridades participaram do evento de abertura, na manhã desta terça (28), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. O evento significa mais um avanço da categoria e a avaliação da sua ação sindical no MSTTR; um momento de reflexão e análise do cenário conjuntural em que vivem os trabalhadores e trabalhadoras rurais, avaliando a ação sindical desenvolvida pelo MSTTR no país e no estado, bem como, deliberando sobre o plano de ação e elegendo a nova direção da Federação para o próximo quadriênio.

A categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais está representada por mais de 600 delegados, outras representações de centrais sindicais, lideranças de diversos movimentos sociais, além de parlamentares. A iniciativa da FETAG-BA em elaborar seu plano de ação, tem como intencionalidade fazer conhecer e levar a prática pelos dirigentes dos Pólos e STTR’s. Durante os dois dias do evento, os trabalhadores de base participam das discussões e decidem sobre os rumos da luta e organização da categoria, como também do desenvolvimento  em nível local da implementação e consolidação do PADRSS, buscando analisar o contexto das políticas e instrumentos que estruturam o atual modelo de desenvolvimento, dando elementos que possibilitam refletir sobre as mudanças que estão acontecendo no campo que afetam e influenciam a organização sindical, temos como elementos de análise e reflexão nosso 54 anos de existência e de luta.

A discussão do Documento Base no 9º CETTR será realizado em Grupos de Trabalhos, onde os delegados e delegadas realizaram a leitura e o debate do Documento, acrescentando propostas de alterações a cada comissão temática, levando para a apreciação em plenário.

COMISSÕES TEMÁTICAS

REFORMA AGRÁRIA: DIREITO À TERRA E AO TERRITÓRIO

POLÍTICA AGRÍCOLA E DESENVOLVIMENTO RURAL

MEIO AMBIENTE, GESTÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO COM RESPONSABILIDADE

COMUNICAÇÃO POPULAR PARA CHEGAR NA BASE

POLÍTICAS SOCIAIS PARA A IGUALDADE E INCLUSÃO SOCIAL

FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

SUSTENTABILIDADE POLÍTICO-FINANCEIRA: FORTALECIMENTO DA AÇÃO E PRÁTICA SINDICAL E DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA SINDICAL

JUVENTUDE RURAL

ORGANIZAÇÃO E LUTA DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

TERCEIRA IDADE