4enfoc3O 4º dia do Curso Regional Nordeste da ENFOC – 5ª turma foi iniciado na manhã de hoje, 04 de junho. A programação do dia segue com debates e avaliações dos dias anteriores e orientado a partir de temas como: a Construção de uma nova sociabilidade: campo, sujeito e identidade; educação popular e estratégia da ENFOC. Para dar suporte aos debates serão exibidos os filmes: O povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro; Formação social e projetos de desenvolvimento em disputa ao longo da história da humanidade: abordagem histórica e contemporânea.

Ainda durante essa quinta-feira, os participantes do ENFOC serão agraciados com a educadora popular Socorro Souza, que ministrará o tema “Formação Social e Projetos de Desenvolvimento em Disputa na Região Nordeste: construção da identidade regional”. Após a palestra será desenvolvido abordagens na busca resgatar e entender a formação da identidade regional do Nordeste e sua ocupação territorial. Após essa primeira fase, para dinamizar a interação, serão realizadas seis Oficinas Pedagógicas distribuídas em: Danças circulares, Hortas verticais, Música, Relaxamento, Teatro e Capoeira.

De acordo com o presidente da Fetag-BA, Claúdio Bastos o resultado do Curso Regional Nordeste da ENFOC – 5ª turma está sendo muito positivo uma vez que os nossos educadores e educandos participaram ativamente das atividades, seja individualmente ou coletivamente e trocaram experiências. “Tenho certeza que todo esse conhecimento adquirido será incorporado nas bases”, afirma o presidente.

4enfoc2A CONTAG participou e contribui durante esses primeiros dias na presença dos diretores e diretoras: Alberto Broch (Presidente); Willian Clementino (Vice-Presidente);  Juraci Souto (Secretário de Formação e Organização Sindical); David Wylkerson (Secretário de Política Agrícola); Lúcia Moura (Secretária da Terceira Idade); Mazé Morais (Secretária de Jovens), que prestigiaram o evento, juntamente com a representação da Regional Nordeste (Elenice Anastácio, Coordenadora e Givanilson Silva, assessor)

Para o Presidente da CONTAG, que saudou todos os participantes da região, os dirigentes das Federações, lembrou as pessoas que contribuíram para o MSTTR nordestino e abordou temas do cotidiano para reflexão e alternativas. Dos nomes citados, destacamos: Margarida Alves (PB), Wilson Furtado (BA), Antônio Pereira (CE) e, o deputado estadual e ex-presidente da CONTAG, Manoel dos Santos, o Mané de Serra, no Pernambuco.