Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina

festival_juventude2Em 2007, foi realizado o 1° Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília, com a presença de 3.000 jovens e, em 2010, o 2° Festival Nacional que contou com 4.000 jovens. Agora, estamos às vésperas da realização do “3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL”. A terceira edição tem como lema “Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina”.

A proposta de fazer um festival de caráter latino-americano surgiu no ano de 2013 quando a CONTAG, com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e da COPROFAM (Confederação Internacional de Produtores Familiares, Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliado), entidade da qual a CONTAG faz parte da diretoria no cargo da Secretaria de Formação e da Coordenação de Jovens Rurais, realizaram o “Seminário Internacional da Juventude Rural”. Neste seminário, estiveram presentes jovens de todos os estados do Brasil e de mais nove países (Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, México e Nicarágua) representando suas entidades locais.

Na oportunidade, os jovens definiram pela realização de um festival latino-americano no Brasil, na perspectiva de afirmar a defesa de um meio rural com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e solidário, que se constitui a partir do acesso irrestrito às políticas públicas, onde a juventude do campo seja reconhecida como sujeito integral, que transcende as relações produtivas.

O 3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL será realizado no período de 27 a 30 de abril, em Brasília, com a expectativa de receber 5.000 jovens brasileiros(as) e de vários países da América Latina.