3_encontro1 Acontece hoje, 31, realizado pela Fetag-BA, Contag e CTB através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Eunápolis, o 3º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Extremo Sul da Bahia. O Evento que é uma das etapas de mobilização para a Marcha das Margaridas teve início às 09h da manhã e se encerra às 16h, e aborda vários temas, entre eles Previdência Social, Lei Maria da Penha, Participação da Mulher na Política e Violência contra a mulher.

A Secrtária de Mulheres da Fetag-BA considera a realização do evento, como uma oportunidade fundamental para iniciar o balanço de questões que avançaram, bem como os desafios ainda pendentes. “Estamos discutindo as reais condições que se encontram a visibilidade da participação das mulheres na agricultura familiar, como e que políticas estão de fato fortalecendo o trabalho e a renda das famílias a partir da atuação das mulheres, além do fortalecimento de sua autonomia econômica”, justificou Maria Cristina.

Para o Presidente da Fetag-BA, Cláudio Bastos, que parabenizou a ação considerada por ele como de fortalecimento da luta pela vida com dignidade e por uma sociedade igualitária que respeite mais as mulheres e reconheça sua importância e força e que o resultado dessas mobilizações será refletiva de forma incontestável na Marcha das Margaridas.

3_encontro2O evento contou com os palestrantes Neildes Silva Oliveira (subtenente da PM de Eunápolis), da Dra. Valéria Fonseca Chaves (delegada coordenadora da 23ª Coorpin de Eunápolis) e com a presença dos secretários da Fetag-BA Maria Cristina(Secretária de Mulheres) e Ailton Lisbos(Secretário de Política Agrária), Felippe Aragão (assessor Fetag-BA) o presidente do STTR de Eunápolis e Maria das Graças Olegário(Comissão Regional de Mulheres). Além das sindicalistas Maria das Olegário (Diretora de Ffinanças e Patrimônio do STTR e Coordenadora Regional de Política de Mulheres), Damiana Alcântara (Secretaria Geral do Sindicato Eunapolitano).

A Marcha
Considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a Marcha das Margaridas leva esse nome em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves.
Margarida, como era conhecida, é um símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Ela rompeu os padrões sociais de sua época ao presidir por mais de uma década o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.